Devido à concorrência global atual, às cadeias de abastecimento internacionais e à necessidade de fomentar as habilidades inovadoras das empresas, as PMEs (pequenas e médias empresas) alemãs internacionalizadas enfrentam desafios cada vez mais complexos. A recente pandemia funcionou como um catalisador para a “espinha dorsal da economia alemã”: expôs a fragilidade das cadeias de valor internacionais e destacou as deficiências em termos de digitalização.
Este estudo fornece uma visão mais detalhada do setor de PMEs em operação global à luz desses desenvolvimentos macroeconômicos.
Além de avaliar o comportamento de investimento das empresas e as contra-medidas no contexto da pandemia COVID-19, o estudo fornece uma visão geral das atividades comerciais internacionais atuais e dos mercados-alvo futuros. Além disso, ele examina as estratégias de internacionalização das empresas Mittelstand e suas perspectivas de negócios como tais – dos motivos para a seleção de mercado e os obstáculos e requisitos para a entrada no mercado para os fatores de sucesso relevantes para futuras operações no exterior.
Comentários