Comitês de Calibragem
Um dos principais desafios dos Comitês de Calibragem é lidar com conflitos e promover um tratamento equitativo nas avaliações de desempenho.
Os comitês são estruturados e organizados para desenvolverem um conjunto de ações que possibilitem a avaliação dos resultados individuais a partir das ferramentas de gestão de pessoas e de performance da organização. Dessa forma, os desvios são eliminados, o equilíbrio no processo é garantido e há uma identificação clara dos talentos. Com essa estrutura de ação, os Comitês de Calibragem servem como bases de sustentação para a definição das estratégias e atividades no processo de gerenciamento de pessoas e no planejamento da sucessão das posições de liderança.
- Analisar os resultados gerados a partir das ferramentas de avaliação da empresa e o posicionamento dos avaliados na matriz 9box;
- Identificar discrepâncias e corrigir inconsistências do processo de avaliação;
- Mapear profissionais para subsidiar planos de desenvolvimento consistentes e mapas de sucessão das posições de liderança.
- Identificação de talentos e desenvolvimento de pessoas;
- Padronização de um modelo estruturado de feedbacks;
- Construção dos Planos de Desenvolvimento Individuais e Coletivos, bem como dos Mapas de Sucessão.
- RH/Consultoria: estruturar os Comitês e atualizar as informações na matriz de talentos;
- Líder de Comitê/Avaliador: avaliar seus subordinados diretos e enviar a planilha revisada para o RH;
- RH/Consultoria: consolidar o material e enviar as planilhas a serem usadas nos comitês;
- Líder de Comitê/Avaliador: analisar a planilha;
- RH/Consultoria: conduzir os comitês e gerar um relatório final;
- Líder de Comitê/Avaliador: realizar um feedback estruturado com os subordinados diretos.
Diferenciais Kienbaum
A Kienbaum concebeu um processo formal de avaliação e mapeamento de talentos e de desenvolvimento de pessoas que reduz a subjetividade do processo de avaliação e possibilita à empresa obter resultados bem mais factíveis. Além disso, o processo contribui para revelar o potencial das pessoas na sustentação do crescimento das organizações.