Nossa História
1945 – Somos uma empresa familiar
A história da Kienbaum começou em 15 de outubro de 1945, com uma bicicleta e uma ideia revolucionária. Após seu retorno do cativeiro como prisioneiro de guerra, o engenheiro pós-graduado Gerhard Kienbaum abriu um escritório em Gummersbach, para “Consultoria Técnica, Traduções e Representações” para apoiar a reconstrução de empresas afetadas pela guerra.
A ideia da consultoria de negócios nasceu. De bicicleta, ele visitou empresas da região e as aconselhou sobre todas as questões de otimização de estrutura e processos. A Kienbaum se tornou a primeira consultoria de gerenciamento da Europa.
1955 – Conhecemos os gerentes de amanhã
Com a expansão dentro de um grupo de empresas para planejamento, consultoria e gerenciamento de operações em todas as áreas de economia, transporte e agricultura, bem como desenvolvimento regional integrado, em dez anos, a Kienbaum alcançou uma posição de liderança na Alemanha. Na falta de pessoas para as equipes de trabalho, os consultores da Kienbaum eram cada vez mais abordados pelos gestores para descobrirem se conheciam um candidato adequado para uma vaga. Essas investigações levaram ao desenvolvimento do segmento de recrutamento de executivos até que, em 1978, a Kienbaum Consultoria de Executive Search foi fundada. A ideia de uma abordagem de consultoria integrada nasceu e, com foco nas pessoas, tornou-se um princípio orientador em toda a história da Kienbaum.
1957 – Nós nos tornamos internacionais
Em 1957, a Kienbaum und Partner tinha escritórios em Hamburgo, Frankfurt am Main e Düsseldorf. Naquela época, 90 funcionários estavam trabalhando para a empresa. A internacionalização também seguiu seu curso com a inauguração do primeiro escritório da Kienbaum em Viena. Por meio de acordos de cooperação, a Kienbaum passa a ficar ligada a empresas de consultoria em muitos países da Europa Ocidental. Uma rede de contatos é estabelecida na Escandinávia. Em 1971 é fundada a Kienbaum Consultores Ltda. Além de sua sede em Gummersbach, a empresa passa a ser representada em 18 países de quatro continentes.
1977 – Nós movemos pessoas
Jochen Kienbaum, filho de Gerhard Kienbaum, assume a gerência do escritório de Berlim em 1977. A Kienbaum Berlin GmbH é fundada em dezembro. Oito anos depois, Gerhard Kienbaum transfere a presidência do Kienbaum und Partner Management Board para seu filho. Naquele ano, os primeiros conceitos de desenvolvimento de pessoal são elaborados, e os serviços de consultoria relacionados ao fator humano ganham importância. Em 1998, Jochen Kienbaum é nomeado presidente da BDU (Associação Federal de Consultores Gerenciais Alemães).
2000 – Somos os criadores de tendências em consultoria
Em 2000, a Kienbaum obtém o primeiro lugar no ranking das maiores consultorias alemãs de gestão de pessoas da BDU.
A divisão de negócios corporativos do Japão inicia suas operações e, em 2007, a Kienbaum abre seu primeiro escritório naquele país. A empresa continua sua estratégia de crescimento internacional e, em 2013, abre novos escritórios em Atlanta (EUA) e Istambul (Turquia). Em 2016, a Kienbaum recebe o prêmio “Melhor Consultor 2016” do relatório da indústria “Brand eins Wissen und Statista” para a área de liderança consultiva, organização e recursos humanos.
Debaixo do guarda-chuva da Kienbaum Consultants International, a Kienbaum une suas empresas operacionais para oferecer aos clientes serviços de valor agregado e melhorar a consultoria em toda a cadeia de valor.
Em dezembro, a sede da Gummersbach é transferida para a cidade de Colônia.
2018 – Nós vivemos #WePowerment
Em 2018, Fabian Kienbaum, filho de Jochen Kienbaum, assume a função de Chief Empowerment Officer. O novo princípio orientador da Kienbaum é reestruturar a empresa e focar na digitalização e no trabalho justo , com base no conceito: Liderando pelo #WePowerment.